quarta-feira, 27 de maio de 2009

Espaço e Tempo -- Territorio do Historiador

Espaço e Tempo – Território do Historiador

Trabalho apresentado ao Curso Superior de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Historia antiga e Filosofia.

Orientador: Prof. Dirceu Casa Grande Júnior


A definição de “a História é o estudo do homem no tempo” é uma definição que veio como um avanço em relação a uma definição anterior que colocava a história é o estudo do passado Humano”. A unidade ou ponto comum fundamental nas duas definições e que o autor ressalta bem é a palavra estudo, assim a História estava passando para um outro nível, e “passa a ser considerada uma ciência – uma ciência interpretativa”, que é explorada por um estudioso, um especialista próprio o Historiador que com bases lógicas, com um roteiro apoiado em outras disciplinas se torna a “ figura do conhecimento” que livre de livre para se dedicar agora a ciência histórica pode interpretara o Homem e tudo mais que o envolve.
A palavra estudo é um avanço que coloca a História coma uma disciplina e da ao interprete dessa ciência o titulo de Historiador que deixa de “examinar apenas o passado e passa a ver as ações e transformações humanas ou permanências... no decurso do tempo”. O historiador pode agora estudar os acontecimentos presentes e avaliar como o passado interfere com o momento atual e perceber de maneira global todas as conseqüências dessa interferência seja de modo explicito ou não.
História ganhou muito com a definição de que é um estudo do homem no tempo todavia, como essa definição veio para adequar a disciplina a sua nova realidade e as mudanças ou avanços que ocorria no momento em que ela nasceu o mundo, a disciplina estava precisando de uma outra definição que melhor englobasse todas a mudanças implantadas até o presente momento, com sua elevação a disciplina, com a ampliação do campo de estudo era mais que necessário um nova definição para o trabalho analítico da História o que ocorre e passa a definir o trabalho do Historiado com o estudo do Homem no tempo e no espaço, ou seja, com apenas uma palavra os Historiadores consegue preencher uma lacuna enorme. Com a palavra espaço os Historiadores terão a possibilidade de fazer uma ligação do objeto de estudo com o meio ou espaço seja “espaço geográfico, político, social, imaginário ou virtual, os Historiadores poderão extrapolar o seu campo de ação e de uma maneira muito mais eficiente podem interpretar o presente levando em consideração fatos históricos ocorridos no passado e também o espaço o que poderá, ou melhor, o que da uma amplitude de possibilidade muito maior para poder chegar a uma conclusão satisfatória sobre determinado fato.
Os Historiadores com a evolução do de sua disciplina perceberam que para uma melhor análise, aprofundamento dos estudos históricos uma junção com outras disciplinas seria de grande ajuda o que não resulta em uma fusão de disciplinas pelo contrario quanto mais embasar os seus resultados em outras disciplinas afins melhor o que evitará lacunas e futuras contestações de resultados, sendo assim os Historiadores passaram a trabalhar com os geógrafos e essa interdisciplinaridade permitiu os Historiadores trabalharem com outros conceitos com “espaço, território, região”, ou expandir o conceito de espaço seja fico ou não já que podemos tomar a definição de espaço “como uma área física, indeterminada” ou no campo mais abstrato podemos tomar espaço como “espaço social, de espaço imaginário, de espaço literário”.
Trabalhando com a geografia os historiadores obtiveram o direito de explorar, ou melhor, passaram a enriquecer suas pesquisas levando em consideração outros aspectos que podem levar a outras conclusões ou mesmo a confirmar de maneira inconteste resultados antes vagos ou vazios de substancias comprobatórias, ou seja, antes os Historiadores trabalhavam com um conceito vago, indeterminado de espaço agora os historiadores trabalham, avaliam um outro conceito mais determinado, direto que o de região, os Historiadores buscam avaliar uma região levando em consideração a sua homogeneidade, ou seja, critérios econômicos, se é uma região mais vasta ou não em comparação com outras, critérios culturais, critérios geológicos, podem avaliara a paisagem dessa região, podem concluir se é uma região desértica, montanhosa ou de floresta ou mesmo a “paisagem cultural” essa de interferência direta do homem com seus desmatamentos, construções.
Os Historiadores se viram enriquecidos com a definição de que historia é um estudo o que transforma a História em ma disciplina e necessitando alargar mais ainda o campo de ação ou buscar justificativa ou buscar resposta de modo a formular resultados incontestes, ou seja, cada vez mais científicos ele ampliaram ou melhor reformularam o seu conceito e excluíram a palavra passado o que limitava o campo de ação e redefiniu como tempo, seja, sem limitação de data e para poder expandir o cientificar o campo de pesquisa conceituaram Historia como ESTUDO do TEMPO e do ESPAÇO e com isso eles passaram a trabalhar com os geógrafos e assim passam a ter a geografia com uma grade leitura obrigatória e traz o espaço como sujeito da História e possibilita o estudo de longa duração temporão, podendo assim fazer uma avaliação do elementos climáticos, geológicos, vegetais, animais, elementos que formam o ambiente onde o homem se desenvolve.
Com a Geografia o Historiado poderá fazer um estudo de três temporalidades distintas e complementares, tendo os meios, o conhecimento necessário o Historiador poderá fazer uma avaliação da um tempo longo, ou seja ele poderá avaliara aspectos até em tão imperceptíveis pois passam de maneira lenta e assim poderá através de suposições lógicas até mesmo com bases cientificas chegara a conclusões até em tão improváveis e poderão até mesmo desfazer fantasia, mitos, superstições existentes até o momento, a Geografia possibilita a Historia dor fazer uma avaliação de media duração, ou seja, ele analisa fatos históricos, acontecimentos de sua própria região , esse estudo de um espaço pequeno os historiadores denominaram de História Local e assim os Historiadores poderiam melhora conhecer as a sua região e “descentralizar um poucos os estudos dos acontecimentos nacionais e corrigir as grande formulações”. “A Historia local – ou Historia ou História regional, coma passaria a ser chamada com um sentido um pouco mais específico – surgia precisamente como a possibilidade de oferecer uma iluminação em detalhe de grandes questões econômicas, políticas, sociais e culturais que até então haviam sido examinados no âmbito das dimensões nacionais.”
Sem a Geografia ficaria muito difícil para um Historiador fazer um estudo histórico, ou seja, “...a historia do acontecimentos com a historia dos tendências gerais não podem ser compreendidas sem as características geográficas que as informa.... O Historiador obrigatoriamente que levar em consideração aspectos geográficos em seus estudos históricos por exemplo “as guerra que ocorria no verão e eram adiadas no inverno”, ou seja aqui tempos um ação direta do clima em um evento histórico o que interferira diretamente no resultado, assim o autor nos da uma definição de “clima (um aspecto de físico do meio geográfico) reconfigura o Espaço, e este redefine o ritmo de tempos em que se desenrolam as ações humanas. Espaço, Tempo, Homem.
A História Local veio para enriquecer mais os estudos históricos, pois assim “trabalhando em suas pequenas localidades...” eles melhor avaliariam todos os aspectos geográficos envolvidos ou focar a atenção mais especificamente em uma região geográfica particular e outro aspecto positivo do Estudo de Historia Local é o fato de ele ser feito ou a possibilidade de ser feito por uma única pessoa. A Historia Local sem duvida possibilita uma concentração, uma avaliação mais dedicada dos de talhes, todavia, ela perde em fontes e limita muito o campo deixando de lado aspectos importantes de do espaço envolvido.
Um outro aspecto importante para uma boa avaliação historiográfica é a divisão de espaço em territórios e um aspecto importante o território ou territórios não estão limitados a apenas ao campo da realidade vivida, o território expande para os campos do conhecimento e extrapola fronteiras saindo da realidade humana, exemplo “o lobo que marca o seu território”. “Demarcar o território é demarcar um espaço de poder. No âmbito da Macro-Política, não é senão isto o que fazem os Estado-Nações ao constituir e estabelecer um rigoroso controle sobre suas fronteiras.
A “História Política é o estudo deste infindável devir de territorialidades que se constituem a partir do espaços físicos e dos espaços sociais, culturais e imaginários”.
O Homem constituem espaços para tudo e assim ele vai se tornado senhor do seu território, todavia, as fronteiras vão sendo desfeita e o próprio conceito de território sendo perdido devido a cada vez maior interdependência em escala global seja de pessoas com pessoas até mesmo de nação para nação. Assim penso eu será que o conceito de espaço ainda e valido para o mundo atual onde as fronteiras muitas vezes existem só com um controle político administrativo.
O Historiador se beneficiou e muito com o apoio da Geografia para o poder estudar e conhecer as ações e evolução humana ao longo do tempo e sem duvida o... “ele é um criador de territórios, na medida em que ao recortar um objeto de conhecimento estabelece um espaço de poder e de controle...”
Ao analisar um espaço o Historiador cria o seu território assim ele anuncia o que a sociedade manifesta, ou seja, o “... Historiador deixa a suas marcas e as de sua própria sociedade...” assim ele vai moldando esse vasto campo que constitui a HISTÓRIA.



Referência:
BARROS, José D'Assunção. O Campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário